Green TIC Watt

      
O objectivo geral deste projecto é criar uma estrutura que possa gerar energia eléctrica suficiente para alimentar uma pequena sala TIC “verde” composta por seis a oito computadores portáteis, a iluminação artificial da sala e ainda alguns equipamentos de baixo consumo até um total de 850 watt de potência. A autonomia energética prevista para o sistema situa-se nas quatro horas sem reposição por parte do gerador, isto na condição extrema de não produção.


O termo “verde” pretende designar que todo o consumo energético do espaço é proveniente de fontes renováveis. O projecto contempla o desenvolvimento de um gerador híbrido - solar e eólico - de energias renováveis.

Pretende-se ainda que a estrutura seja itinerante com o objectivo de permitir também no exterior a promoção das TIC, estimular as boas práticas de utilização racional da energia, as energias renováveis e a problemática das alterações climáticas.

Quando localizado nas instalações da escola, o equipamento gerador que já está a ser desenvolvido, servirá uma sala adaptada para o efeito – a sala TIC “verde”.
Todas estas estruturas servirão para melhorar as condições de um espaço utilizado por toda a comunidade escolar e no exterior para divulgar as boas práticas ambientais e de gestão de energia assim como por sessões de formação TIC e “oficinas” várias de sensibilização ambiental.

Ao projecto técnico aliou-se uma vertente social que desenvolveu no seio desta comunidade escolar ainda mais a vontade de o concretizar.

Procuramos assim criar um projecto que incluí-se uma forte componente técnica – como não poderia deixar de ser numa escola desta natureza – aplicada à problemática da redução de emissões de gases com efeito de estufa e divulgação da utilização racional da energia.

Resumindo, sendo um projecto que visa a promoção da utilização racional da energia e ambiciona proporcionar a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar do público a que destina, encontrou-se aqui o equilíbrio procurado.

Ao estimular num grupo de alunos o desejo de concretizar tal ideia, pretende-se criar valor e aplicar conhecimento na área energética e nas TIC conjugando este estímulo com a realização de uma etapa importante no percurso escolar destes alunos – a Prova de Aptidão Profissional (PAP) e oportunidade de realizar um projecto transversal, interdisciplinar e com uma forte vertente social.

Caracterização qualitativa e quantitativa dos benefícios ambientais e sociais esperados:

Benefícios ambientais

• Produção de energia de forma autónoma e por via renovável quantificada próxima de 1 KW
• Promoção das boas práticas na gestão de energia em ambas as comunidades: escolar e local.
• Contribuição através da educação prática de hábitos para uma melhoria da eficiência no consumo energético
• Fomentar no público-alvo um maior conhecimento ambiental e fazê-los reflectir para a problemática nos gestos individuais do quotidiano

Benefícios sociais:

• Incrementar o uso das novas tecnologias de informação e comunicação em diversos meios carenciados
• Cativar e alertar para a necessidade de formação e certificação de competências aliando o facto de que a EPF é também um Centro de Novas Oportunidades.
• Auxiliar e prestar informação sobre a implementação de medidas ambientais que contribuam para uma maior qualidade de vida dessas populações alvo
• Levar através dos meios criado e ao dispor a uma adaptação prática de actividades culturais, recreativas e de solidariedade social, no âmbito do apoio à integração social e comunitária
• Promover sessões tipo workshops/oficina na área das TIC e Ambiente proporcionado meios de qualificação para as boas práticas

0 comentários: